contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Shopping em São Paulo cultiva horta no telhado

Atualizado em 21/12/2016

Horta shopping Eldorado

Mais um bom exemplo que mostra que, aos poucos, o conceito de reaproveitamento, reciclagem e compostagem vem sendo usado de maneira criativa. O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, fez uma horta no telhado com os restos de comida da praça de alimentação no teto do edifício. A ideia é louvável, já que são descartados, aproximadamente 400 quilos de comida todos os dias.

 

A horta começou a ser construída em fevereiro de 2012 para diminuir a destinação de lixo. Os restos são levados para a unidade de reciclagem, que mistura o lixo orgânico com serragem. Isso contribui para tirar a umidade da comida, o que evita que ela apodreça e melhora o aspecto físico do composto. Em seguida, uma mistura de bactérias é inserida no composto para acelerar o processo e degradar os resíduos orgânicos. O material é levado para uma batoneira, na qual é misturado por seis horas.

 

O composto que segue para o telhado, tem uma tonalidade marrom, e o cheiro é de comida industrializada, e fica a uma temperatura de 70º graus para ser esterelizado. Depois de 30 dias, o composto é usado para a plantação de tomates, abóboras, jilós, manjericão, hortelâ, erva cidreira e outras plantas medicinais, que são consumidas pelos funcionários.

 

São necessários cerca de R$ 4,5 mil mensais para que todo alimento descartado no shopping  Eldorado deixe de ser enviado aos aterros sanitários. "Entre economia de energia e aumento na venda de recicláveis, uma coisa compensa a outra e o investimento com a horta fica no zero a zero", explica Sérgio Nagai, Gerente de Operações. O meio ambiente ainda é poupado de 50 toneladas mensais de comida estragada. O gerente de operações lembra que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado pelo governo federal em 2004, obriga que shoppings centers deem uma destinação correta para o lixo, mas não menciona como isso deve ser feito. Aqui, no caso, foi usada a criatividade e os recursos existentes.

 

Leia também

Como fazer um plano de gestão de resíduos para shopping centers
Tratamento de efluentes off-site: alternativa segura para a destinação de resíduos líquidos industriais
4 dicas ao contratar uma empresa de tratamento de resíduos off-site

 

É no telhado que também fica o condensador do sistema de refrigeração de ar, que descarta 100 mil litros de água por dia apenas para manter a temperatura do shopping agradável. O objetivo é que, quando os 9.500 metros² forem tomados pela horta, o Eldorado reutilize a água do ar condicionado para irrigar as plantas. Outro benefício com o telhado verde é que a temperatura interna irá diminuir em até um grau e o consumo com o ar condicionado também reduzirá.

Com informações da Rede Brasil Atual.   Imagem: Folha de São Paulo

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

  

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos off-site

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail