Já ouviu falar em marketing verde? A estratégia de marketing que valoriza os benefícios de produtos e serviços ao meio ambiente não deve ser apenas mera publicidade e sim o reflexo de práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade, pois o consumidor está cada vez mais exigente em relação a atuação das empresas. É o que revela a Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar ao apontar que o comportamento das empresas impacta diretamente na decisão de compra dos consumidores.
Segundo o levantamento, cinco aspectos são motivadores de preferência ou admiração por determinadas empresas: “Não maltratar animais” (52%), “Ter boas relações com a comunidade” (46%), “Ter selos de proteção ambiental” (46%), “Ajudar na redução do consumo de energia” (44%) e “Ter selo de garantia de boas condições de trabalho” (43%). Já as práticas que mais impactam negativamente são “Ter produtos que podem causar danos à integridade física dos seus consumidores” (72%) e “Fazer propaganda enganosa” (71%).
A pesquisa também viu um aumento do ceticismo dos brasileiros com relação às empresas: o percentual de consumidores que acreditava incondicionalmente no que as empresas divulgam sobre suas práticas de Responsabilidade Social Empresarial caiu de 13%, em 2010, para 8% em 2012. O Instituto Akatu acredita que esse aumento está relacionado com a maior compreensão sobre sustentabilidade e ao interesse dos consumidores por informações. A quantidade de brasileiros que “ouviu falar” do termo sustentabilidade aumentou de 44% para 60% em dois anos, bem como o interesse de buscar informações sobre o tema (de 14% para 24%).
A pesquisa ainda mostra que os brasileiros começam a preferir soluções ambientalmente corretas e o conceito de felicidade está relacionado à preferência por caminhos mais sustentáveis. Foram propostos oito temas (afetividade, alimentos, água, mobilidade, durabilidade, energia, resíduos e saúde), e em cinco, os entrevistados deram preferência a alternativas relacionadas à “sustentabilidade” em vez do “consumismo”. No tema afetividade, por exemplo, “passar tempo com amigos e família” teve um índice de prioridade de 8,3 (em uma escala de 0 a 10) em vez de comprar presentes, que teve índice de 2,6.
Para dois terços dos entrevistados, ser feliz é estar saudável e/ou ter sua família saudável. Para 60% do público, conviver bem com a família e os amigos também os aproxima mais da felicidade. Apenas três em cada 10 brasileiros responderam que a tranquilidade financeira corresponde à felicidade.
O Instituto Akatu entrevistou 800 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e de 12 capitais e/ou regiões metropolitanas do Brasil.
Empresa do futuro
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