Há mais ou menos um ano que estamos notando uma mudança considerável no comportamento das empresas que nos procuram para realizar tratamento de efluentes. E a mudança tem sido positiva: as empresas se mostram mais conscientes da importância de escolher um prestador de serviço confiável e também questionam sobre o tratamento e a destinação correta dos resíduos.
A preocupação é com as metas ambientais que elas precisam cumprir por pressão das matrizes, a maioria estrangeira, que já aplicam os conceitos de sustentabilidade em seus países e questões que envolvem diretamente a preocupação em relação à tão evidente corresponsabilidade ambiental. Porém, há empresas que começam a fazer a gestão de seus resíduos reconhecendo a importância desse tipo de atividade e o retorno de investimento na área com o aumento da credibilidade da marca e empresa como um todo, já que os clientes passam a enxergar a companhia de uma nova maneira.
É o caso da Natura, que por conta da atuação consistente ao longo de anos num comportamento alinhado a sustentabilidade, hoje é reconhecida mundialmente como uma empresa com práticas inovadoras de compromisso e respeito ao meio ambiente que estão presentes em todas as etapas de sua atuação, atingindo o patamar de líder no segmento de cosméticos no Brasil, sendo ainda eleita pelo segundo ano consecutivo a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.
A grande maioria das empresas preocupava-se apenas em retirar o passivo do local, não se importando com a destinação final, agora percebemos um movimento que vai ao oposto, com o crescimento do interesse em detalhes sobre nossas atividades e processos, o impacto positivo que eles exercem, consultas de documentos técnicos, licenças e visitas em nossas instalações. Algo que aprovamos e incentivamos, tendo em vista que isso pode favorecer a disseminação da consciência ambiental e principalmente valorização da atividade exercida no tratamento de resíduos líquidos e sólidos.
A Tera ambiental exerce papel fundamental nesse segmento com a prática de soluções como o tratamento de efluentes industriais, comerciais e residenciais, compostagem de resíduos orgânicos, que utiliza, além de resíduos, todo o lodo biológico gerado na Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí, e resulta em produtos orgânicos de qualidade e uso seguro comprovados como o Fertilizante Orgânico Composto Sanefértil.