Efluentes e resíduos devem ser considerados parte do processo produtivo
Nós que trabalhamos na prestação de serviços ambientais muitas vezes nos deparamos com algumas situações incoerentes em nosso dia a dia.
Um potencial cliente entrou em contato conosco e informou que precisaria destinar o seu efluente para nossa estação de tratamento, quando o mesmo explicou o processo de geração, informamos que seria necessário obter o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) para recebermos este resíduo. Indignado já que precisaria passar por esse processo disse: “ ... então vou retirar o resíduo e jogar no córrego aqui ao lado...”. Como devemos argumentar tal desleixo de empresas como esta, de profissionais que não pensam nas consequências de seus atos, e que chegam até você com más intenções?
Claro, informamos que faríamos o possível para que o processo fosse rápido, porém seria necessário cumprir todas as etapas, visto que precisaríamos de uma análise laboratorial do efluente, elaborar todas as documentações necessárias para a solicitação de emissão do CADRI e aguardarmos a avaliação e aprovação pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), orgão ambiental responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição do estado de São Paulo.
Não há problema se sua empresa gera resíduos ou efluentes, pois faz parte do seu processo produtivo, a questão está na destinação que escolhe para os resíduos gerados, sabendo que as consequências poderão afetar a todos, inclusive o orçamento e reputação da sua empresa. Leia o artigo “Empresas estão mais conscientes na hora de tratar efluentes” para saber mais sobre o assunto.
As empresas precisam absorver a ideia de que seus resíduos não são problemas e aceitá-los como parte do processo, assim como precisamos de boas matérias primas para produzir produtos de qualidade também são necessários fornecedores idôneos para o recebimento e tratamento dos resíduos gerados ao final da cadeia produtiva. Há muitas escolhas na nossa vida profissional e pessoal, porém pensar que resíduos não fazem parte de tudo isso é ser negligente.
Destinem seus resíduos de forma responsável, vejam que muitas vezes esta escolha está em suas mãos, não se deixem enganar por tratamentos e preços milagrosos, pois há um custo para tratar os efluentes e resíduos por trás do preço, se a oferta for atraente até demais desconfie! Visite o local, verifique o processo e busque informações sobre a empresa. E não esqueça da questão da corresponsabilidade ambiental, onde a responsabilidade civil por dano ambiental é objetiva e estabelecida por leis que abrangem desde o gerador até a empresa de destinação final. Leia mais aqui “Corresponsabilidade ambiental - 3 motivos para ser diligente na contratação de serviços ambientais”.
Caso precise de nossa ajuda, entre em contato. Auxiliaremos em todo o processo para o recebimento, tratamento e monitoramento dos seus efluentes ou resíduos orgânicos destinados para nossa planta de tratamento sem prometer milagres, mas com a certeza de que ofereceremos um trabalho sério, idôneo e comprometido com o meio ambiente.