Foi adiada para o dia 13 de maio de 2014 a exigência de acreditação nos parâmetros determinados pela Norma ISO 17025 do Inmetro para as atividades de amostragem. Publicada em novembro de 2012, a Resolução SMA 90 prevê que apenas laboratórios certificados façam a coleta e amostragem do resíduo para análise, uma exigência do processo ambiental para conseguir o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri). (Se quiser saber mais a respeito do documento, baixe o Guia rápido para emissão do Cadri.)
Contudo, são poucos laboratórios no Brasil certificados pela Norma ISO 17025, o que sobrecarregou o atendimento e levou o governo a adiar a exigência. Mas é bom que você já saiba o que a lei exige e que já deve dar preferência por laboratórios acreditados. Nós da Tera Ambiental trabalhamos em parceria com a Nova Opersan para análises de efluentes.
A SMA 90 exige que, além de análise realizada em laboratório certificado pela Norma ISO 17025, a coleta também seja, por isso seu escopo deve ser “coleta e amostragem”. Antes era permitido que a amostra fosse coletada pelo cliente e entregue no laboratório, mas com a SMA 90 isso também não será mais permitido. A coleta deve ser realizada pelo técnico do laboratório, de acordo com os parâmetros da Norma ISO 17025.
O que é a ISO 17025?
A ISO 17025 é aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio e sua acreditação é concedida para um escopo, de acordo com os serviços oferecidos e a capacidade de medição. O certificado comprova que o laboratório executa suas atividades com precisão, com resultados de alta qualidade.
Antes de uma empresa ser acreditada pela ISO 17025, ela passa por várias auditorias. A análise criteriosa garante que os laboratórios certificados tenham um padrão internacional, com resultados de ensaios aceitos em outros países, uma vez que o Inmetro tem acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA).
A ISO 17025 também estabelece uma relação mais clara com a norma ISO 9001, que sozinha, não demonstra a competência da empresa em produzir resultados precisos.
Cliente ganha com qualidade
Ao trabalhar com laboratórios certificados pela ISO 17025, o cliente tem a certeza de que o laboratório é adequado para o controle e análise das amostras, tudo dentro de padrões ambientais e de segurança. Os técnicos são treinados para coletar e analisar as amostras de resíduos dentro dos parâmetros da norma, com qualificação constante. Além disso, são feitas auditorias e melhorias do processo, dando segurança e tranquilidade ao cliente.
Você tem dúvidas ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário ou entre em contato com nossos consultores.
Como a Companhia de Saneamento de Jundiaí se destaca quando o assunto é ISO 17025?
Através de rigorosos procedimentos como o monitoramento dos esgotos recebidos para tratamento, seja via rede coletora ou através da modalidade offsite, o laboratório da Companhia Saneamento de Jundiaí garante a padronização dos ensaios e o uso de equipamentos calibrados, gerando resultados seguros e confiáveis.