A agricultura é essencial para o ser humano, mas é também um dos setores que mais consome água no Brasil e em todo o mundo. No Brasil, o índice de consumo de água nessa atividade chega a 72%, com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares. O desperdício também é preocupante, irrigações mal-executadas e falta de controle da quantidade usada estão por trás do mal uso da água que chega a ficar entre 30% e 50% nas áreas rurais. Mais informações a respeito no artigo Irrigação é responsável pelo consumo de 72% da água no Brasil.
O fertilizante orgânico aparece como uma opção para se contornar o alto consumo de água pelas culturas, já que sua fração orgânica pode reter de 4 a 6 vezes mais água do que seu próprio peso, o que promove o maior tempo de umidade do solo. A matéria orgânica atua na melhoria das propriedades físicas e biológicas do solo e em sua agregação, ou seja, funciona como agente cimentante de partículas do solo, formando agregados estáveis, que diminuem a erosão.
Como consegue armazenar água, a matéria orgânica é má condutora de calor, diminuindo as oscilações de temperatura do solo durante o dia, beneficiando a produtividade das plantas. O agricultor consegue, portanto, através da adubação orgânica prolongar a taxa de umidade no solo disponível para as plantas, reduzindo assim o consumo de água.
Esse tipo de fertilizante contém nutrientes que são liberados mais lentamente do que os adubos minerais, principalmente o nitrogênio e fósforo, favorecendo o melhor aproveitamento da adubação e evitando perdas por lixiviação. Além disso, fertilizantes orgânicos reduzem a toxidez a defensivos agrícolas e outras substâncias aplicadas nas culturas.
Outro fator relevante é que quanto maior o teor de matéria orgânica de um solo, menor será a necessidade com a adubação nitrogenada e mais argiloso este solo será, garantindo maiores produtividades.
O Fertilizante Orgânico é umas das opções para se suprir a necessidade em determinadas culturas agrícolas e aumenta a produtividade. Quer saber mais sobre o Fertilizante orgânico Terafértil? Acesse nossa página: Fertilizante Orgânico Composto Terafértil.
Abisolo cria campanha para fertilizantes orgânicos compostos
A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, desenvolveu uma campanha para falar da importância da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Confira o vídeo abaixo:
Quer saber também qual é o processo desenvolvido para a criação do nosso fertilizante? Leia o artigo Como a compostagem é usada para fabricar fertilizante orgânico?
Por Tânia Martins, Consultora Técnica da Tera Ambiental