O zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl) são considerados micronutrientes essenciais para as plantações. Já elementos como o sódio (Na), cobalto (Co), silício (Si) e níquel (Ni) são benéficos.
As deficiências de micronutrientes em culturas representam uma preocupação crescente, já que elas vêm se acentuando, podendo acarretar sérios prejuízos na produtividade. O cultivo em solos de baixa fertilidade, a calagem e o aumento da produtividade são fatores que têm favorecido o aumento das deficiências de micronutrientes.
A disponibilidade dos micronutrientes para as plantas é influenciada pelas características do solo, como textura e mineralogia, pelo teor de matéria orgânica, umidade, pH, condições de oxi-redução e interação entre nutrientes. Solos arenosos e pobres em matéria orgânica têm mais propensão à deficiência de micronutrientes e a lixiviação é facilitada pela falta de cargas elétricas que permitem que os micronutrientes do adubo tornem-se disponíveis às plantas.
Abaixo mostramos informações extraídas do Boletim Técnico 100 sobre Recomendações de Adubação para o Estado de São Paulo de diversas culturas:
Café
- Adubação de cobertura recomendada (por metro de sulco): 20 L de esterco bovino ou 5 L de esterco de galinha ou 10 L de palha de café ou 2 L de torta de mamona.
- Adubação Orgânica pode reduzir pela metade o Nitrogênio e Potássio aplicados na adubação mineral no cafezal em fase de produção.
Frutas de clima temperado (Figo, Pêssego, Caqui, Maçã, Pêra)
- Adubação de produção: 10 t/ha de esterco bovino ou 2 t/ha de esterco de galinha.
Goiaba
- Adubação plantio: 20 L de esterco bovino ou 4 L de esterco de galinha ou 1 Kg de torta de mamona, em mistura com 200 g P e 3 g de Zn por cova.
Uva
- Adubação de implantação: 40 L de esterco bovino ou 10 L de esterco de galinha ou 2 Kg de torta de mamona por cova.
- Adubação de produção: 1 mês antes da poda – 40 t/ha de esterco bovino ou 6 t/ha de esterco de galinha ou 2,5 t/ha de torta de mamona.
Ornamentais
- Plantio: Aplicar de 10-40 t/ha de esterco de galinha (dependendo da flor).
Cana-de-açúcar
- Pré-Plantio: Aplicar Torta de Filtro de 80-100 t/ha.
- Sulco de Plantio: 15-30 t/ha.
- Entrelinhas: 40-50 t/ha.
Metade do fósforo contido pode ser reduzido da adubação fosfatada recomendada.
Conheça a necessidade de micronutrientes de algumas culturas, de acordo com Boletim 100:
Milho
- Plantio: 0,6 a 2,0 Kg/ha de Zn.
Café
- Plantio: 0,5 a 1,0 g/m de B, 1,0 g/m Cu, 2 g/m Mn, 1 a 2 g/m de Zn.
- Cobertura: 1 a 2,0 Kg/ha de B; 2,0 Kg/ha de Mn e 1 a 2,0 Kg/ha de Zn.
Citros
- Plantio: 1 g/m de B; 2 g/m de Zn.
Uva
- Produção: 1,5 Kg/ha de B logo após a poda.
Ornamentais
- Plantio: 1 Kg/ha de B; 6 Kg/ha de Mn; 4 Kg/ha de Zn.
Eucalipto
- Plantio: 1 Kg/ha de B e 1 Kg/ha de Zn.
As unidades:
g/m = gramas/metro linear de sulco de plantio
t/ha = toneladas por hectare
Kg/ha = quilos por hectare
t/alq = toneladas por alqueire
Como pode ser observado, as culturas exigem matéria orgânica e micronutrientes em sua produção. O Fertilizante Terafértil tem sido utilizado desde 2009 em diversas culturas como eucalipto, cana-de-açúcar, ornamentais, café, entre outras como fonte de matéria orgânica. O Fertilizante Orgânico Classe D é umas das opções pra se complementar a adubação em diversas culturas, principalmente pelo teor de NPK e micronutrientes em sua composição, podendo resultar em aumentos de produtividade.
Quer saber mais sobre o Fertilizante orgânico Terafértil? Acesse nossa página: Fertilizante Orgânico Composto Terafértil.
Quer saber também qual é o processo desenvolvido para a criação do nosso fertilizante? Leia o artigo Como a compostagem é usada para fabricar fertilizante orgânico?
Abisolo cria campanha para fertilizantes orgânicos compostos
A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, desenvolveu uma campanha para falar da importância da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Confira o vídeo abaixo:
Por Tânia Martins, Consultora Técnica da Tera Ambiental