As questões envolvendo a reciclagem de resíduos são um dos temas mais debatidos atualmente no Brasil com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em evidência. O avanço das discussões sobre leis, resoluções e práticas voltadas a sustentabilidade incentivam industrias, empresas e centros comerciais a adotarem metas de reciclagem sobre a geração de seus resíduos.
No Estado de São Paulo, por exemplo, as empresas precisam ter metas de reciclagem desde 2010, quando a Resolução SMA 24 estabeleceu que fossem criados postos de entrega voluntária para embalagens, que os consumidores sejam orientados quanto à necessidade desses resíduos serem devolvidos para os fabricantes e que sejam cumpridas metas de recolhimento.
A preocupação com as metas são muitas vezes iniciativas das matrizes que aplicam essas práticas em seus países ou questões que envolvem diretamente a preocupação em relação a corresponsabilidade ambiental. Porém, há empresas que reconhecem a importância desse tipo de prática e o retorno com o aumento da credibilidade e valorização de sua marca a partir de suas iniciativas ambientais, como mostra o artigo “Consumidor valoriza empresa sustentável”.
Podemos citar como exemplos a Femsa, AMBEV, Natura, Parque D. Pedro Shopping e agora o Grupo Boticário. Segunda a reportagem “Grupo Boticário quer ficar mais sustentável” o grupo está desenvolvendo um plano de sustentabilidade que começou a ser colocado em prática em 2013 e já está envolvendo todas as áreas da empresa com o levantamento dos impactos ambientais de seus produtos e embalagens desde a extração das matérias-primas que o compõem até sua disposição final.
Além da logística reversa que consiste no retorno de resíduos pós consumo dos produtos para os fabricantes, as empresas também estão preocupadas com a reciclagem dos resíduos gerados no processo de tratamento dos efluentes. Empresas já nos procuram por proporcionarmos a reciclagem completa dos resíduos líquidos destinados à nossa ETE que vai além do tratamento convencional com o reaproveitamento 100% do lodo gerado por essa operação na compostagem, ajudando-as a cumprirem as metas estabelecidas.
Sua empresa tem metas de reciclagem? Tem dificuldades em cumprí-las?