A Cipasa atua no mercado de loteamentos há 23 anos com portfólio de mais de 190 projetos lançados ou em desenvolvimento, divididos em 115 milhões de metros quadrados urbanizados. Com atuação nacional, presente em 21 Estados, visa a eficiência operacional e redução de seus impactos, desde a concepção do projeto até a entrega do empreendimento aos clientes.
Desafio
No empreendimento Bosque do Horto, loteamento localizado no município de Jundiaí, houve significativa movimentação de solo através de operações de corte e aterro, procedimento que inevitavelmente modifica o perfil do solo através da retirada da camada fértil da superfície, promovendo ainda a compactação da área e mistura com outros materiais. Desta forma, áreas delimitadas no projeto arquitetônico para a implantação de gramados e do projeto paisagístico como um todo, estavam em sua maioria, impactadas pelas obras e com a fertilidade do solo comprometida, limitando o desenvolvimento das plantas.
No caso dos gramados implantados em taludes, foi constatado que a Cipasa teria de substituir constantemente os tapetes, em função da pouca durabilidade dos gramados, operação de alto custo para a empresa. Além disso, a área afetada encontrava-se na entrada do empreendimento, ocasionando má impressão aos visitantes. Era preciso encontrar uma solução economicamente viável que resolvesse o problema físico-químico e biológico do solo, tendo em vista que adubação convencional com fertilizante mineral não vinha se mostrando suficiente.
Solução
Fornecimento e adubação com fertilizante orgânico composto Terafértil na quantidade recomendada pela TERA e aplicação realizada por empresa contratada.
Benefícios da parceria
Resultados rápidos e eficientes
Após a aplicação do Terafértil, a Cipasa obteve resultados rápidos e eficientes, o gramado ficou mais verde e apresentou maior vigor. Este processo foi efetivo devido ao produto conter matéria orgânica e apresentar diversos nutrientes importantes para a planta, como o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, entre outros. Além disso, a ativação da microbiota do solo e a liberação lenta de nutrientes fez com que esse resultado fosse prolongado, diminuindo o número de adubações necessárias para a manutenção do gramado.
Incetivo ao reaproveitamento de resíduos
Por ser um produto criado a partir do tratamento e reciclagem de resíduos orgânicos, o Terafértil trouxe ao empreendimento mais um ponto positivo alinhado com um dos compromissos da empresa: trabalhar sempre com sustentabilidade e focado no cuidado ao meio ambiente.
A Cipasa fez o registro fotográfico das áreas de aplicação e testemunha, onde não foi usado o Terafértil:
ANTES (17/08/2014) DEPOIS (29/08/2014)
Eduardo Mazzer
Gerente de Paisagismo da Cipasa