Como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos
Publicado em 26-07-2021 11:00
Já é de conhecimento que o tratamento de resíduos é uma atividade indispensável para assegurar que a empresa opere dentro dos padrões exigidos pela legislação, garantindo também uma destinação adequada que evite a poluição dos recursos naturais.
No entanto, quando falamos sobre o assunto, um elemento de extrema importância que deve ser levado em consideração em todo o processo é a composição dos resíduos gerados.
Assim como as empresas possuem atividades distintas, os resíduos também se diferem em características físicas, químicas e biológicas, que deverão ser compreendidas para definir a melhor alternativa para tratamento e descarte.
Essa decisão passará pela identificação dos constituintes em etapas conhecidas como classificação, caracterização e os tipos de resíduos, que seguem os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 10.004/04.
Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, resíduos industriais, caracterização e classificação de resíduos
O que você não sabe sobre a legislação para tratamento de efluentes
Publicado em 23-09-2015 9:00
Não é novidade que o segmento industrial utiliza água nas suas principais rotinas, desde a produção de produtos até a limpeza de pisos e equipamentos. Consequentemente, é gerado o que chamamos de efluentes, termo utilizado para caracterizar os resíduos líquidos provenientes de diversas atividades e processos gerados por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos. Eles devem ser direcionados para tratamento em ETEs via rede coletora de esgoto ou enviados via caminhão para empresas especializadas no tratamento off-site, porém ainda há empresas que realizam o descarte diretamente no meio ambiente, muitas vezes sem tratamento algum.
Leia maisTópicos: legislação ambiental, destinação de efluentes, caracterização e classificação de resíduos, classificação dos rios
Entenda melhor o processo de classificação de resíduos
Publicado em 22-05-2015 16:12
Faça o download do Guia de Caracterização e Classificação de Resíduos
Publicado em 29-07-2013 13:16
Sancionada em agosto de 2010, a Lei Federal 12.305 deu origem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, obrigando orgãos públicos, empresas e sociedade a se adequarem a ela.
A PNRS propõe a organização das informações sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e traz a figura dos Planos de Resíduos como instrumento de planejamento para o setor. Mas, no fundo, a grande contribuição da Lei é sua intenção de mudar hábitos relacionados à produção e ao consumo. A mudança vem ocorrendo aos poucos: a legislação está mais restritiva, os órgãos ambientais mais exigentes e as empresas mais informadas, mais ainda falta muito para nos adequarmos e chegarmos a um nível exemplar e de excelência.
Tópicos: Guia, resíduos sólidos, caracterização e classificação de resíduos
Caracterização e Classificação de Resíduos Sólidos - Matéria Revista TAE
Publicado em 04-06-2013 11:55
Recebemos um convite da Revista TAE para contribuirmos com uma matéria em uma edição. O tema escolhido foi a “Caracterização e Classificação de Resíduos Sólidos” que além de informar como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos como o título já sugere, divulga também informações sobre a PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos e tratamento de chorume que será essencial com a extinção dos lixões e aumento dos aterros nos próximos anos.
Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Tera na mídia, caracterização e classificação de resíduos