As mudanças que podem ocorrer no descarte de efluentes tratados com a reclassificação dos rios
Publicado em 30-09-2015 8:00
Saber como são classificadas os corpos d’água é fundamental para entender as condições para descarte dos esgotos domésticos e indústrias e o processo de captação de uso específico. No modelo de classificação implantado no estado de São Paulo, há quase 40 anos, e depois adotado como padrão nacional, só os rios de classe especial, de reservas naturais, não são destinados a receber esgotos. A partir daí, nas classes 1, 2, 3 e 4 são estabelecidos parâmetros que estabelecem os critérios para o descarte.
Leia maisTópicos: tratamento de efluentes, destinação de efluentes, classificação dos rios
O que você não sabe sobre a legislação para tratamento de efluentes
Publicado em 23-09-2015 9:00
Não é novidade que o segmento industrial utiliza água nas suas principais rotinas, desde a produção de produtos até a limpeza de pisos e equipamentos. Consequentemente, é gerado o que chamamos de efluentes, termo utilizado para caracterizar os resíduos líquidos provenientes de diversas atividades e processos gerados por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos. Eles devem ser direcionados para tratamento em ETEs via rede coletora de esgoto ou enviados via caminhão para empresas especializadas no tratamento off-site, porém ainda há empresas que realizam o descarte diretamente no meio ambiente, muitas vezes sem tratamento algum.
Leia maisTópicos: legislação ambiental, destinação de efluentes, caracterização e classificação de resíduos, classificação dos rios
Classificação dos rios: classes e condições para lançamento de efluentes
Publicado em 20-03-2015 15:05
Tópicos: legislação ambiental, tratamento de efluentes industriais, tratamento de efluentes, classificação dos rios