Danos sociais causados pela poluição dos efluentes
Publicado em 22-03-2017 12:11
Os resultados imediatos da liberação de efluentes domésticos e industriais em rios são bastante claros: águas poluídas, malcheirosas e de aparência revoltante. Também não é segredo que a contaminação das águas traz riscos à saúde das comunidades que vivem à beira de corpos d’água (rios, córregos, lagos e mares) que recebem a descarga de esgotos não tratados. O que muitas vezes é ignorado é a gravidade destes riscos e a extensão dos danos causados à vida das pessoas, que frequentemente ultrapassa o campo da saúde.
Leia maisTópicos: destinação de efluentes
Gestão ambiental: a destinação e tratamento adequados de efluentes e resíduos
Publicado em 20-12-2016 14:32
A gestão ambiental direciona o mundo corporativo/industrial na busca pelo equilíbrio entre produção e meio ambiente. Na prática, trata-se de um conjunto de ações, políticas e procedimentos técnicos para obter melhor desempenho ambiental.
Leia maisTópicos: Gestão de Resíduos, destinação de efluentes
As mudanças que podem ocorrer no descarte de efluentes tratados com a reclassificação dos rios
Publicado em 30-09-2015 8:00
Saber como são classificadas os corpos d’água é fundamental para entender as condições para descarte dos esgotos domésticos e indústrias e o processo de captação de uso específico. No modelo de classificação implantado no estado de São Paulo, há quase 40 anos, e depois adotado como padrão nacional, só os rios de classe especial, de reservas naturais, não são destinados a receber esgotos. A partir daí, nas classes 1, 2, 3 e 4 são estabelecidos parâmetros que estabelecem os critérios para o descarte.
Leia maisTópicos: tratamento de efluentes, destinação de efluentes, classificação dos rios
O que você não sabe sobre a legislação para tratamento de efluentes
Publicado em 23-09-2015 9:00
Não é novidade que o segmento industrial utiliza água nas suas principais rotinas, desde a produção de produtos até a limpeza de pisos e equipamentos. Consequentemente, é gerado o que chamamos de efluentes, termo utilizado para caracterizar os resíduos líquidos provenientes de diversas atividades e processos gerados por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos. Eles devem ser direcionados para tratamento em ETEs via rede coletora de esgoto ou enviados via caminhão para empresas especializadas no tratamento off-site, porém ainda há empresas que realizam o descarte diretamente no meio ambiente, muitas vezes sem tratamento algum.
Leia maisTópicos: legislação ambiental, destinação de efluentes, caracterização e classificação de resíduos, classificação dos rios
Os padrões e condições para lançamento de efluentes nas redes coletoras ou corpos d'água
Publicado em 17-09-2015 10:45
Cada resíduo possui características físicas, químicas e biológicas próprias e essas propriedades variam de acordo com a operação, matéria-prima e ramo da atividade da indústria. Os efluentes industriais são analisados em laboratório, para determinar qual o melhor destino para tratamento e disposição final. Para isso, existe uma legislação específica.
Ficou curioso para saber quais os padrões e condições para lançamentos de efluentes nas redes coletoras ou corpos d'água? Nesse artigo, saiba como os resíduos são avaliados de acordo com suas características.
Leia maisTópicos: tratamento de efluentes, destinação de efluentes, lançamento de efluentes
Comprovação do tratamento de resíduos garante idoneidade e boa conduta empresarial
Publicado em 02-04-2015 12:35
Tópicos: documentação ambiental, certificado de destinação de resíduo, monitoramento, destinação de efluentes
Guia gratuito para a destinação e tratamento de efluentes
Publicado em 24-06-2014 15:59
Leia mais
Tópicos: Guia, tratamento de efluente industrial, tratamento de efluentes, destinação de efluentes
Saiba quais são os meios de destinação de efluentes mais comuns
Publicado em 17-06-2014 14:33
Água de chuva não deve ser direcionada a rede de esgoto
Publicado em 07-08-2013 14:37
O período de chuvas constantes já passou, mas o alerta continua sendo importante: o despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e industrias. Essa prática causada pelo desconhecimento do tema ou ligações clandestinas é proibida por lei e passível de punições, pois contribui com o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e estabelecimentos pelos ralos e vasos sanitários, além de danificar o sistema de abastecimento do esgoto e interferir nas estações de tratamento de esgoto (ETE).
No caso das empresas, se houver em algum momento o contato com resíduos provenientes do processo produtivo, matérias-primas ou afins, suas características podem ser enquadradas como efluente industrial, visto que seus presentar parâmetros em desacordo com o esgoto comum. Nesse caso, o recomendado é que as empresas façam uma ligação independente da rede compatível com a norma estabelecida ou armazenem em local isolado como medida preventiva e, posteriormente, seja encaminhado para tratamento.
Leia mais
Tópicos: rede de esgoto, tratamento de efluentes, destinação de efluentes
“Não trabalho para empresa de ambientalista” - anônimo
Publicado em 14-12-2012 11:57
Em uma visita tivemos uma conversa com um potencial cliente. Tratava-se do responsável pela área de meio ambiente de uma grande indústria alimentícia. Ele faz uma limpeza anual em tanques de armazenamento e tem um efluente bem concentrado.
Tópicos: consciência ambiental, tera ambiental, cadri, coresponsabilidade ambiental, indústria alimentícia, destinação de efluentes