As melhores práticas para a gestão de resíduos orgânicos das Ceasas
Publicado em 11-03-2016 11:00
As Ceasas - Centrais de Abastecimento - comercializam para o atacado produtos da hortifruticultura, que são bastante perecíveis, perdendo com rapidez o seu valor comercial. Números do governo federal apontam que cerca de 30% de todo o desperdício de alimentos, em território brasileiro, acontece justamente pela falta de estrutura e plano de gerenciamento de resíduos orgânicos nas Ceasas. Esse montante vira lixo, encaminhado sem qualquer forma de tratamento aos aterros sanitários e lixões.
Leia maisTópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Efluente e Resíduo Orgânico
O que fazer com os restos de alimentos de Ceasas e Supermercados?
Publicado em 17-02-2016 9:52
Fonte foto: Ceagespoficial
Nos centros urbanos, o lixo orgânico é um grande problema devido ao impacto negativo que sua destinação inadequada acarreta à saúde pública e ao meio ambiente.
Entre os grandes geradores desses resíduos estão os estabelecimentos que trabalham diretamente com alimentos. Além da indústria alimentícia, incluem-se, nesta lista, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, hotéis, supermercados e, claro, as centrais de abastecimento de alimentos, conhecidas como Ceasa.
Leia maisTópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Efluente e Resíduo Orgânico, indústria alimentícia
Conheça o procedimento para solicitação de CADRI pela internet
Publicado em 30-01-2014 13:56
Qualquer empresa que deseje encaminhar seus resíduos de interesse ambiental para locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final precisa da aprovação, licenciamento e autorização do órgão ambiental estadual, que no estado de São Paulo é a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). O documento gerado por este processo chama-se Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, ou CADRI.
Desde o dia 4 de novembro de 2013, o procedimento de emissão do CADRI para empresas localizadas no estado de São Paulo sofreu alterações e passou a ser realizado pelo Portal de Licenciamento Ambiental - PLA da CETESB. No entanto, convém ressaltar que, por enquanto, apenas empreendimentos localizados em determinadas regiões de São Paulo podem usufruir desta facilidade online.
Tópicos: certificação, cadri, CETESB, Efluente e Resíduo Orgânico
Indústrias de bebidas também geram efluentes para tratamento
Publicado em 01-11-2013 15:28
O aumento da pressão pela conservação ambiental, a maior rigidez da legislação e o engajamento dos consumidores a práticas sustentáveis têm levado as empresas a reverem suas estratégias de produção industrial. À medida que essas preocupações aumentam, as organizações voltam suas atenções para os potenciais impactos que suas atividades, produtos e serviços causam ao meio ambiente.Assim como em outros setores, a indústria de bebidas não é exceção.
Principalmente por conta da necessidade de freqüentes operações de limpeza, seja de equipamentos, pisos ou garrafas, a indústria de bebidas gera quantidades significativas de efluentes.
Tópicos: efluente industrial, Industria de bebidas, tratamento de efluente industrial, tratamento de efluentes industriais, Efluente e Resíduo Orgânico
Efluentes e resíduos não são problemas, mas parte de um processo
Publicado em 03-07-2013 12:38
Efluentes e resíduos devem ser considerados parte do processo produtivo
Nós que trabalhamos na prestação de serviços ambientais muitas vezes nos deparamos com algumas situações incoerentes em nosso dia a dia.
Tópicos: tratamento de resíduos, tratamento de efluentes, Efluente e Resíduo Orgânico