Estação de Tratamento de Esgoto: conheça as principais etapas
Publicado em 19-07-2021 11:00
Quando falamos sobre uma gestão eficiente de efluentes, as Estações de Tratamento de Esgoto - ETEs - podem ser consideradas a parte central do processo, afinal, são essas unidades operacionais que recebem as cargas poluentes para tratá-las e torná-las adequadas para descarte em corpos d'água, evitando impactos ambientais que poderiam ser causados, além de garantir que empresas não sejam punidas legalmente pela destinação incorreta.
Leia mais
Tópicos: ETE, tratamento de efluentes
Os desafios em manter uma Estação de Tratamento de Efluentes Onsite
Publicado em 05-12-2018 17:14
O que é preciso fazer para garantir o perfeito funcionamento da sua ETE, e quais cuidados básicos devem ser tomados para sua manutenção?
Uma Estação de Tratamento de Efluentes é projetada para alcançar uma vida útil de muitos anos. Para conseguir isso, são necessários alguns cuidados básicos para garantir a qualidade dos efluentes tratados e a otimização de recursos investidos na sua implantação.
Tópicos: estação de tratamento, ETE, Transporte de efluentes
O que é importante considerar ao investir em uma ETE própria?
Publicado em 24-01-2018 17:00
A Lei 9.433/97 parametrizou os corpos hídricos de acordo com classificações já publicadas em nosso blog, e as infrações por seu uso indevido ou sua degradação; a partir dela, empresas passaram a ter uma fiscalização mais rígida e penalidades mais duras em relação ao descarte incorreto de efluentes em rios e outros corpos hídricos.
Leia maisTópicos: ETE
Possui estação de tratamento de efluentes própria? Esteja preparado para eventuais imprevistos
Publicado em 17-08-2016 18:12
Muitas indústrias e grandes geradores comerciais de resíduos, com o objetivo de preservar o meio ambiente e cumprir a legislação, constroem e passam a operar suas próprias Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s).
Leia maisTópicos: estação de tratamento, ETE, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos off-site
Jundiaí trata 100% de seu esgoto e também trata efluentes de outras cidades
Publicado em 27-02-2013 15:53
Jundiaí é uma das seis cidades do Brasil que tratam 100% dos efluentes da cidade, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado regularmente pelo Ministério das Cidades. A cidade tem cerca de 370 mil habitantes e a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), nossa parceira, permite tratar uma carga equivalente a uma população de 1 milhão de habitantes em termos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio de 5 dias), chegando a 60 toneladas de DBO/dia.
Tópicos: consciência ambiental, estação de tratamento, ETE, Rio Jundiaí, saneamento básico, tratamento de esgoto