Normas para utilização e manutenção de fossas e caixas de gordura
Publicado em 14-01-2016 10:16
Engana-se quem pensa que, por serem conhecidos como efluentes domésticos, os rejeitos acumulados em fossas sépticas e caixas de gordura são exclusividades de residências e menos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Eles são altamente poluidores e, mesmo tendo essa denominação, sua geração não está restrita a residências: a maior geração é decorrente de empresas e comércios.
Leia maisTópicos: fossa septica, caixa de gordura
Como fazer a gestão dos resíduos orgânicos produzidos em condomínios
Publicado em 27-08-2015 17:00
Os resíduos orgânicos serão sempre uma preocupação às empresas e população em geral, contudo, é uma vertente que deve ser ponderada também na gestão de um condomínio.
Leia mais
Tópicos: resíduos sólidos, Gestão de Resíduos, compostagem de resíduos, fossa septica
A importância da limpeza periódica da fossa séptica e caixa de gordura
Publicado em 13-06-2013 7:46
Além dos diversos tipos de efluentes industriais, lodo líquido de ETE e chorume classe II provenientes de aterros sanitários, os efluentes acumulados em fossa séptica, sumidouro e caixa de gordura, mais conhecidos como efluentes domésticos, também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.
Algumas empresas têm dúvidas sobre esses tipos de efluentes e o que devem fazer para a limpeza e destinação para tratamento, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las:
Tópicos: efluente doméstico, fossa septica, caixa de gordura, esgoto sanitário
Tratamento de efluentes de fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário
Publicado em 10-04-2013 7:12
Além dos efluentes industriais resultantes de processos como lavagem de máquinas e equipamentos, limpeza de containers, tanques e pátios, fabricação de embalagens, lodo líquido de ETE, chorume classe II provenientes de aterros sanitários entre muitos outros, os efluentes mais comuns como os acumulados em fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.
Como possuem características distintas, não podem ser misturados quando retirados após a realização da limpeza, pois possuem diferentes cargas orgânicas. Muitos clientes tem dúvidas sobre esses tipos de efluentes e quais são suas diferenças, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las:
Fossa Séptica / Sumidouro
A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário que realiza a separação da matéria sólida contida no esgoto, enquanto o sumidouro é um poço com abertura inferior que permite a infiltração do efluente (pré tratado pela fossa ou não) no solo. Tratam-se de formas simples e baratas de disposição dos esgotos domésticos, geralmente usadas nas zonas rurais ou em áreas isoladas, onde não existe rede pública de coleta de esgoto. Seus efluentes são pastosos e resultam do acúmulo de dejetos biológicos de esgoto comum de sanitários. A fossa séptica e os sumidouros devem ser limpos periodicamente para evitar transbordamentos, eliminar mau cheiro e o aparecimento de vetores.
Tópicos: tratamento de esgoto, fossa septica, caixa de gordura, efluente sanitario, tratamento de efluentes