contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

A situação do saneamento básico no Brasil

Publicado em 23-04-2015 10:00

Apesar das conquistas sociais que o Brasil experimentou na última década, ainda falta muito para avançar na questão do saneamento básico. Um levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que o país não conseguirá alcançar a universalização do sistema nos próximos 20 anos se o trabalho de implantar serviços de água e esgoto continuar no ritmo observado.
 
A pesquisa, chamada de Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades, inclui os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano base de 2012.
Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, coleta de esgoto

Copa do Saneamento Básico: Brasil eliminado na primeira fase

Publicado em 23-07-2014 9:33

Além de ser respaldado pela legislação brasileira, o acesso à água potável é um direito fundamental do homem assegurado pela Organização das Nações Unidas (ONU). É um fato reconhecido, ainda, que a existência de redes de esgoto adequadas e o tratamento desses rejeitos contribuem grandemente para a saúde e a qualidade de vida da população, assim como mitigam os efeitos da ação do homem sobre a natureza. Porém, a verdade é que estamos longe de atingir um “padrão FIFA” de qualidade neste quesito. Mesmo depois da vinda do maior evento esportivo mundial para terras brasileiras, a Copa do Mundo de futebol, os investimentos em saneamento básico continuam muito aquém do necessário.

Leia mais

Tópicos: saneamento básico

Jundiaí é primeira colocada em ranking com melhores serviços públicos

Publicado em 25-10-2013 10:22


Jundiaí tem colecionado bons resultados em pesquisas ao longo do ano, tanto em estudos nacionais quanto internacionais. A cidade é a primeira em um ranking dos municípios com melhores serviços públicos, desenvolvido pela Macroplan Prospectiva, Estratégia & Gestão e publicada em uma edição de setembro da Revista Exame, o estudo teve 15 indicadores distribuídos entre saneamento básico, educação, segurança, saúde e mobilidade urbana pesquisados em 100 dos maiores centros urbanos do país. A cidade não foi classificada como a melhor em nenhum dos índices, mas na soma dos melhores resultados a cidade ficou em primeiro lugar.

Leia mais

Tópicos: Jundiaí, compostagem de resíduos, saneamento básico

Apenas 48% das cidades brasileiras têm agências reguladoras de saneamento básico

Publicado em 21-10-2013 17:12


Mais da metade dos municípios brasileiros não têm agências reguladoras de saneamento básico, ou seja, não controlam os serviços de abastecimento de água tratada e saneamento básico oferecidos à população, segundo a pesquisa
"Saneamento Básico – Regulação 2013”. Apenas 48% das cidades brasileiras, ou seja, 2.716 das 5.570, possuem agências reguladoras, que são as responsáveis por fiscalizar e acompanhar a qualidade dos serviços de água e esgoto e de definição de regras para os reajustes de tarifas.

Leia mais

Tópicos: água tratada, agência reguladora, saneamento básico

Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil

Publicado em 12-03-2013 16:08

 

As cidades precisam cuidar de suas águas e do esgoto para evitar doenças, no entanto, a qualidade da água na maioria das cidades brasileiras ainda é ruim devido, principalmente, aos lançamentos de esgotos domésticos e industriais em rios, lagoas e canais. A pesquisa mais recente sobre o assunto, conhecida como “Perfil dos Municípios″, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 28% dos municípios tinham políticas para o saneamento básico no ano passado.

Leia mais

Tópicos: coleta seletiva, resíduos sólidos, reciclagem, reaproveitamento, compostagem de resíduos, saneamento básico

Saneamento básico ainda é precário no Brasil

Publicado em 06-03-2013 13:40

Cerca de 30 milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras ainda não têm acesso à coleta de esgoto, segundo mapa do saneamento básico feito pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados nos 100 municípios mais populosos do país. O estudo utilizou números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. A pesquisa analisou a coleta de esgoto e tratamento de efluentes, o nível de cobertura dos serviços, incluindo a eficiência e perdas na distribuição de água e os investimentos e melhorias feitas na rede de água e esgoto.

 

Santos foi a cidade que teve a melhor avaliação do estudo, já que todas as residências são atendidas pelas redes de água e esgoto e somente 13% da água distribuída é perdida, Jundiaí (SP) está entre as demais cidades que tiveram boa avaliação, já que todo o esgoto que é coletado no município passa por tratamento. Outras cidades bem avaliadas são Maringá (PR), Franca (SP) e Uberlândia (MG).

Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, coleta de esgoto

Jundiaí trata 100% de seu esgoto e também trata efluentes de outras cidades

Publicado em 27-02-2013 15:53

Jundiaí é uma das seis cidades do Brasil que tratam 100% dos efluentes da cidade, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado regularmente pelo Ministério das Cidades. A cidade tem cerca de 370 mil habitantes e a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), nossa parceira, permite tratar uma carga equivalente a uma população de 1 milhão de habitantes em termos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio de 5 dias), chegando a 60 toneladas de DBO/dia.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, estação de tratamento, ETE, Rio Jundiaí, saneamento básico, tratamento de esgoto

Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto

Publicado em 25-02-2013 13:00

Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto.

Leia mais

Tópicos: rede de esgoto, efluente doméstico, saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, água contaminada, esgoto sanitário

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail

Ao clicar em "enviar" você concordará com o processamento dos seus dados, conforme descrito na Política de Privacidade.