Fiscalização investiga casos de descarte irregular de efluentes
Publicado em 20-03-2013 13:04
A reportagem do jornal Município Dia a Dia, que noticiou o fato, afirmou que a estação de tratamento de uma das empresas autuadas não estava funcionando de forma integral no momento da vistoria e a coleta de efluentes apresentou uma forte coloração, que pode ser indício de falta de tratamento e o descarte do produto puro. Agora está sendo feita a análise do material coletado e caso seja confirmada a falta de tratamento dos efluentes, a Fundema fará o auto de infração com multa e os procedimentos de reparação ambiental.
Tópicos: tratamento de esgoto, saúde pública, tratamento de resíduo industrial, tratamento de efluentes, água contaminada
Saneamento básico ainda é precário no Brasil
Publicado em 06-03-2013 13:40
Cerca de 30 milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras ainda não têm acesso à coleta de esgoto, segundo mapa do saneamento básico feito pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados nos 100 municípios mais populosos do país. O estudo utilizou números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. A pesquisa analisou a coleta de esgoto e tratamento de efluentes, o nível de cobertura dos serviços, incluindo a eficiência e perdas na distribuição de água e os investimentos e melhorias feitas na rede de água e esgoto.
Santos foi a cidade que teve a melhor avaliação do estudo, já que todas as residências são atendidas pelas redes de água e esgoto e somente 13% da água distribuída é perdida, Jundiaí (SP) está entre as demais cidades que tiveram boa avaliação, já que todo o esgoto que é coletado no município passa por tratamento. Outras cidades bem avaliadas são Maringá (PR), Franca (SP) e Uberlândia (MG).
Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, coleta de esgoto
Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto
Publicado em 25-02-2013 13:00
Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto.
Leia maisTópicos: rede de esgoto, efluente doméstico, saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, água contaminada, esgoto sanitário