
Já comentamos em outras oportunidades sobre a importância de destinar resíduos líquidos e sólidos para tratamento, agora criamos esse artigo para evidenciar a importância das empresas responsáveis pelo transporte a atentar-se às normas e procedimentos determinados para esta destinação. O processo de coleta e transporte de efluentes industriais ou sanitários, por exemplo, deve seguir uma série de regulamentações para que eles cheguem às estações da forma mais adequada e segura possível.
Vale lembrar, inclusive, que muitos destes resíduos são perigosos, envolvendo altas concentrações de ativos poluentes, o que representa riscos para a saúde pública e para o meio ambiente, evidenciando a importância de um encaminhamento correto destas substâncias para locais de reprocessamento, tratamento, armazenamento ou disposição final.
No estado de São Paulo, a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental expede licenças ambientais para toda organização cujas atividades impactem o ambiente. No caso da destinação e transporte de resíduos, a agência exige o acondicionamento e armazenamento adequados dos materiais de acordo com as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo que as empresas que realizam os processos de transporte e encaminhamento devem seguir para locais aprovados pela agência, alinhadas a todas as suas determinações.
Norma ABNT 13221 - Transporte terrestre de resíduos
Depois de coletados da forma adequada, os resíduos provenientes devem seguir em veículos que estejam devidamente alinhados com a regulamentação para transporte deste tipo de material. A Norma ABNT 13221 - Transporte terrestre de resíduos formaliza o processo adequado para encaminhar os efluentes coletados das empresas para as unidades de tratamento. Com o intuito de evitar danos ao meio ambiente e proteger a saúde pública, a norma abrange o transporte terrestre dos resíduos que podem ser reaproveitados, reciclados e/ou reprocessados e também os que se encaixam como perigosos na classificação do CADRI.
De acordo com a determinação, o transporte destes materiais deve ser realizado por equipamentos adequados previstos pela ABNT, sendo que estes veículos devem:
- Encontrar-se em um estado de conservação que não permita o vazamento ou o derramamento do resíduo durante o transporte;
- Oferecer proteção contra intempéries aos resíduos, assim como o devido acondicionamento para evitar seu espalhamento na via pública;
- Não transportar os resíduos juntamente com medicamentos, alimentos ou produtos que se destinam ao uso ou consumo humano ou animal (o mesmo vale para embalagens que tenham a mesma destinação);
- Atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) quando existente, assim como portar o documento de controle ambiental previsto pelo órgão competente (que deve informar o tipo de acondicionamento dos materiais carregados).
Vale reforçar que a norma também determina que a descontaminação dos equipamentos de transporte é de responsabilidade do transportador, sendo que o processo deve ser realizado em locais e sistemas previamente autorizados pelo órgão de controle ambiental competente.
Caminhões equipados com compressor de anel líquido, neste sentido, são opções altamente aconselháveis devido à sua capacidade de realizar a coleta de efluentes em locais de difícil acesso, independemente de sua profundidade ou distância. É fundamental observar também a capacidade de armazenamento do veículo, que deve ser adequada ao volume de efluentes transportados.
Diante destas exigências, fica evidente a importância das transportadoras estarem alinhadas com as normas estabelecidas por legislação, promovendo um ciclo de destinação de resíduos que seja adequado e ambientalmente responsável até seu ponto de deposição final para tratamento
, oferecendo todas as garantias para um transporte correto, seguro e eficiente, visando sempre o compromisso com os clientes e meio ambiente.
O transporte correto e seguro de efluentes evita acidentes e multas.
Se você realiza o transporte de resíduos, aproveite e baixe gratuitamente. Material foi criado para empresas que procuram estar sempre atualizadas sobre boas condutas, normas e demandas do segmento: